CGD: subida do petróleo agrava situação económica - TVI

CGD: subida do petróleo agrava situação económica

Faria de Oliveira considera que agravamento advém da maior parte das importações portuguesas resultarem do problema energético

Relacionados
O presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Faria de Oliveira, considerou esta sexta-feira que o aumento do barril de petróleo nos mercados internacionais é mais um factor a contribuir para o agravamento da situação da economia portuguesa.

«O aumento do custo do petróleo é mais um factor negativo que só nos vem penalizar», disse Faria de Oliveira aos jornalistas à margem da cerimónia que hoje constituiu formalmente o European Venture Club - Rede Europeia de Capitais de Risco, na sede da CGD, em Lisboa, cita a Lusa.

Segundo Faria de Oliveira, o agravamento advém de «a maior parte das importações portuguesas resultarem do problema energético», apesar de nos últimos anos Portugal ter diminuído a sua dependência energética face ao exterior devido à aposta nas energias renováveis.

«Embora a dependência do petróleo tenha diminuído continua a ter um peso muito grande e é tudo menos desejável este aumento do preço», acrescentou.

O primeiro-ministro, José Sócrates, afastou hoje, no debate na Assembleia da República, que o aumento do preço do petróleo tenha «para já» consequências orçamentais.

O barril do petróleo tem estado a subir nos mercados internacionais em resultado da instabilidade em alguns países árabes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE