Compradores de 40% da REN têm de pagar até 30 de Junho - TVI

Compradores de 40% da REN têm de pagar até 30 de Junho

REN

Novos accionistas têm de pagar 592 milhões de euros até ao final de Junho

Relacionados
Os novos accionistas da REN, a State Grid e a Oman Oil Company, têm até 30 de Junho de pagar um total de 592,2 milhões de euros pelos 25 por cento e os 15 por cento, respectivamente, da empresa de energia.

Segundo a resolução do conselho de ministros, publicada hoje em Diário da República, o Governo estabelece que as condições para a compra «devem verificar-se até 30 de Junho de 2012, sendo o pagamento do correspondente preço da alienação efectuado nesse prazo».

O documento refere também que será necessário determinar «as situações em que não é aplicável o regime de indisponibilidade das acções a alienar no âmbito da venda directa».

O Estado acordou a 2 de Fevereiro a venda de 40 por cento do capital da REN pelo valor exacto de 592,21 milhões de euros, o que representa um prémio de 150 milhões face ao preço do mercado, anunciou no final do conselho de ministros a secretária de Estado do Tesouro.

Na altura, Maria Luís Albuquerque afirmou que, como se esperava, a chinesa State Grid Internacional e a Oman Oil Company, de Omã, foram as seleccionadas, e ficarão com 25 e 15 por cento da empresa, respectivamente.

A chinesa pagou 2,9 euros por acção, ou seja, um prémio de 40 por cento face à cotação do dia anterior à apresentação das propostas, que estava em 2,072 euros, perfazendo 287,15 milhões de euros, enquanto a Oman Oil Company pagou 2,56 euros por acção, o que representa um prémio de 23,6 por cento, no total de 205,06 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados