CP com prejuízo operacional de 48 milhões - TVI

CP com prejuízo operacional de 48 milhões

Greve CP

Valor representa uma melhoria de 25 milhões face ao homólogo

Relacionados
A CP registou no primeiro semestre deste ano um prejuízo operacional de 48 milhões de euros embora melhorando os resultados em 33% face ao período homólogo de 2010.

Segundo uma nota da empresa citada pela Lusa, no primeiro semestre de 2011, a CP registou uma melhoria no seu resultado operacional de 25 milhões de euros, por comparação com o período homólogo de 2010.

A melhoria, explica a empresa, ocorre num período caracterizado por fortes perturbações decorrentes de um elevado número de greves, que afectaram tanto os níveis de procura como os proveitos destes primeiros seis meses do ano.

As acções de protesto, de acordo com a mesma nota de imprensa, tiveram forte impacto nos serviços da CP, tendo sido suprimidas mais de 12.000 ligações entre Fevereiro e Junho.

Por outro lado, em consequência do forte agravamento dos custos de financiamento, grande parte da melhoria operacional acabou consumida pelos encargos com esta rubrica, pelo que o resultado líquido registou uma melhoria de apenas 2%.

Segundo a CP, este resultado operacional reflecte já as compensações resultantes da assinatura do contrato de regime transitório de financiamento de prestação de Serviço Público para o período 2011-2019, celebrado entre a CP e o Estado português, que permitiu registar neste período o montante de 18 milhões de euros de compensações financeiras.

Além disso, adianta a empresa na mesma nota, como contributos para a evolução verificada, foram adoptadas medidas de gestão tais como o controlo rigoroso dos custos, nomeadamente ao nível dos fornecimentos e de serviços externos e do trabalho extraordinário, bem como de optimização e eficiência na utilização de meios humanos e materiais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE