CTT: adesão à greve foi baixa, sindicato fala em 100% - TVI

CTT: adesão à greve foi baixa, sindicato fala em 100%

Greve nos Correios prolonga-se até 7 de Maio

Relacionados
Os CTT dizem que o primeiro dia de greve dos carteiros registou uma baixa adesão, com 27 trabalhadores a paralisar, enquanto o sindicato aponta uma adesão de 100 por cento mas em dois dos centros de distribuição abrangidos.

Veja o vídeo

Os carteiros dos CTT cumpriram esta segunda-feira o primeiro de vários dias de greves, que se prolongam até 7 de Maio, contra a diminuição da remuneração mensal. Estiveram em greve os carteiros dos centros de distribuição dos CTT da Costa de Caparica, Pegões e Grândola.

Também estiveram em greve ao segundo período de trabalho os carteiros dos centros de distribuição da Nazaré, Braga, Guimarães, Vila Verde, Barcelos, Riba de Ave, Famalicão, Fafe e Lamego.

O dirigente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT) Vítor Narciso disse à Lusa que em Grândola e Pegões «a adesão foi de 100%», não tendo sido feita a distribuição do correio.

Na Nazaré, dos 12 carteiros do centro só dois asseguraram a distribuição, em Lamego a adesão foi de 50 por cento e nos centros de distribuição do distrito do Braga a adesão foi de 79 por cento, segundo o dirigente sindical.

O porta-voz dos CTT, Fernando Marante, afirmou, por seu turno, que a paralisação teve uma adesão «fraquíssima, salvaguardando alguns constrangimentos locais».

Veja o vídeo

De acordo com o porta-voz dos CTT, dos 342 carteiros abrangidos pelo pré-aviso de greve apenas 27 aderiram à paralisação. Em Braga, detalhou, dos 300 carteiros 12 fizeram greve e na Costa de Caparica nenhum carteiro aderiu à paralisação.

Em Grândola, sete dos nove carteiros fizeram greve e em Pegões três dos quatro carteiros aderiram à paralisação.

Na terça-feira é dia de greve geral nos CTT, em protesto contra o congelamento dos salários decidido pelo Governo e a privatização da empresa. Os CTT têm 7 mil carteiros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados