Daimler e Renault vão competir nos carros mais pequenos - TVI

Daimler e Renault vão competir nos carros mais pequenos

Renault Twizy ZE Concept

Aliança para o fabrico de automóveis «mini» entre a empresa alemã e a Nissan e Renault pretende fazer frente à Volkswagen e à Toyota

A parceria já foi anunciada: a Daimler vai entregar uma participação de 3,1% no capital da Mercedes-Benz à Renault e à Nissan, para que juntas, as duas companhias partilhem os custos de desenvolvimento e fabrico de motores e carros mais pequenos, fazendo frente à Volkswagen e à Toyota, anunciou esta quarta-feira a Bloomberg.



No total, a empresa alemã vai emitir 32,9 milhões de acções, no valor de 1,17 mil milhões de euros. Já na posse da Renault passam a estar 89 milhões de acções cedidas pela Renault.



A Daimler pode ganhar mais com este acordo, «porque ganha acesso à economia de escala em carros mais pequenos», explicou um especialista em automóveis, Mike Tyndall, à mesma agência.



O negócio prevê que sejam arrecadados 2 mil milhões de euros em poupanças e vendas extraordinárias, no prazo de cinco anos.



A Renault-Nissan vai fornecer propulsores para uma futura gama de veículos da Mercedes-Benz, assim como os modelos Smart e Twingo.



As três fabricantes venderam, no total, 6,7 milhões de carros mais pequenos no ano passado, mais do que as vendas da Volkswagen que se fixaram nas 6,3 milhões de unidades.
Continue a ler esta notícia