Decisão do BCE: Alemanha antevê «um grande erro» - TVI

Decisão do BCE: Alemanha antevê «um grande erro»

Ministro das Finanças alemão explica que não se trata de falta de solidariedade com os países sob ajustamento financeiro

A decisão do Banco Central Europeu de aprovar um novo e potencialmente ilimitado programa de compra de dívida pública para reduzir os custos de financiamento dos países sob programas de ajustamento teve voto de vencido do Banco Central Alemão, em sintonia com a postura do governo da chanceler Angela Merkel.

Wolfgang Schauble considera que será um grande erro tentar resolver os problemas orçamentais dos estados através da política monetária, isto é, através do Banco Central Europeu.

«Se começamos a querer resolver os problemas de política financeira através dos meios mais convenientes de política monetária, estaremos a cometer um grande erro», afirmou o ministro das Finanças alemão, em Berlim.

«Os problemas devem ser combatidos nas suas causas, e as causas estão na política financeira e económica de cada país. E é aí que devem ser combatidos. Isto não é insensibilidade, nem falta de solidariedade, nem falta de visão, nem nada disso», concluiu.
Continue a ler esta notícia