Défice: a manter-se corte, «metas são cumpridas» - TVI

Défice: a manter-se corte, «metas são cumpridas»

Portugal tem de reduzir défice para 5,9% este ano

Relacionados
O ainda secretário de Estado do Orçamento, Emanuel dos Santos, disse esta segunda-feira que, se a tendência dos primeiros cinco meses se mantiver, Portugal vai conseguir cumprir o objectivo para o défice das contas públicas acordado com a troika para este ano, que é de 5,9%.

«Continuando com esta tendência, temos boas perspectivas de chegar ao final do ano com o défice anunciado no Orçamento do Estado para 2011, que é validado também no memorando», disse o governante cessante, em declarações à Lusa no dia em que foi divulgada a execução orçamental até Maio, e que mostra uma redução de 89% no défice público.

«A execução orçamental até Maio tem os elementos fundamentais para que o objectivo definido seja o mais adequado, e mostra que estamos a cumprir antes mesmo de termos assinado o acordo» com a troika.

Salientando que os resultados mais positivos que os apresentados no mês passado «já eram esperados, uma vez que estes são os primeiros dados que comparam com o Orçamento do Estado para 2010 sem duodécimos», o responsável destaca também o «óptimo sinal para a sustentabilidade das pensões» que é dado pelos números da Segurança Social.

«O saldo da Segurança Social é positivo, e é melhor que o registado em 2010, está agora nos 743 milhões, mais 23 do que em igual período do ano passado».

O novo Governo de maioria PSD/CDS-PP vai tomar posse amanhã e é a ele que cabe agora tomar as rédeas das finanças públicas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE