Depósitos da banca no BCE atingem novo recorde - TVI

Depósitos da banca no BCE atingem novo recorde

Mario Draghi, BCE

Quase 821 mil milhões de euros, apesar das baixas taxas de juro. Instituições privilegiam a segurança do banco central

Relacionados
Os depósitos dos bancos da zona euro no Banco Central Europeu (BCE) bateram novos recordes na sexta-feira, depois do banco central ter injetado milhões de euros na economia para descongestionar os mercados de crédito.

De acordo com os dados do BCE, as instituições bancárias europeias colocaram 820,8 mil milhões de euros no banco central, em depósitos overnight, de 24 horas, ultrapassando o máximo de 776,9 mil milhões de euros, que tinha sido atingido na quinta-feira.

Os observadores consideraram estes valores de depósitos no BCE como indicadores de tensões nos mercados de crédito, uma vez que os depósitos no BCE só rendem 0,25%, muito abaixo das taxas disponíveis no mercado interbancário.

Os mesmos observadores acrescentaram que o volume de depósitos no BCE sugere que a banca da zona euro prefere receber juros baixos mas com a segurança de ter o dinheiro no banco central, em vez de emprestar estas verbas a outros bancos.

Na quarta-feira passada, o BCE injetou 529,5 mil milhões de euros na economia, numa operação de financiamento a longo prazo, através de empréstimos a 800 bancos da moeda única, com uma maturidade de três meses.
Continue a ler esta notícia

Relacionados