Despedimentos na Global Notícias com «irregularidades» - TVI

Despedimentos na Global Notícias com «irregularidades»

(arquivo)

Sindicato dos Jornalistas repudia método usado

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) repudiou esta sexta-feira a forma com a Global Notícias, do grupo Controlinveste, detentora do Diário de Notícias, Jornal de Notícias, TSF, entre outros títulos, está a propor rescisões por mútuo acordo aos seus funcionários.



«A Global Notícias está a abordar jornalistas e outros trabalhadores com vista ao seu despedimento, através de propostas de rescisão apresentadas como de mútuo acordo», de forma «selectiva» e não por via de «programas de rescisões de adesão voluntária», como a lei determina.

«Se as empresas entendem dever reduzir os seus encargos com trabalhadores, não se pode impedir que abram programas de rescisões de adesão voluntária, embora os mesmos traduzam uma perda muito significativa de um património de capital importância ¿ a memória, a experiência e o espírito crítico ¿ quando se trata de jornalistas seniores. Mas não é tolerável que se faça uma abordagem individual e selectiva, método condenável porque gera nos trabalhadores abrangidos o sentimento de que estão a mais e que se transformaram em peças descartáveis», condena o comunicado do SJ.

O sindicato dá nota de que «embora possa ter existido, nalguns casos, uma manifestação prévia de disponibilidade de trabalhadores para a negociação de uma rescisão amigável da relação de trabalho, outros há em que a iniciativa pertence exclusivamente à empresa [Global Notícias], numa metodologia que o SJ tem condenado sistematicamente».

O sindicato considera ainda «inaceitável que o valor oferecido seja inferior ao que seria minimamente justo e esta base mínima nunca deveria ficar abaixo da compensação legal prevista para o despedimento colectivo».

A Lusa contactou a administração da Controlinveste e o departamento de recursos humanos da Global Notícias, mas não foi possível recolher uma reacção ao comunicado do SJ.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE