EDP dá volta a Portugal em carro eléctrico - TVI

EDP dá volta a Portugal em carro eléctrico

Nissan Leaf

Mais de 20 colaboradores da EDP vão percorrer País com carro eléctrico até 13 de Abril. Iniciativa «EDP Tour Sustentável» arrancou esta manhã

A EDP já tem suficientes postos de carregamento de veículos eléctricos para dar a volta a Portugal, disse esta segunda-feira o presidente executivo da empresa, ao dar a partida do «EDP Tour Sustentável», duas semanas de volta ao país em carro eléctrico.

«Com a actual infra-estrutura - já temos cerca de 350 postos de carregamento duplo, quase 700 fichas para carregar carros - conseguimos dar a volta a Portugal», garantiu António Mexia citado pela Lusa.

Com partida de Lisboa, a «Volta a Portugal» em carro eléctrico tem passagem por Setúbal, Portalegre, Évora, Leiria, Coimbra Aveiro, Viseu e Vila Real, entre outras localidades, num total de 13 etapas, e que termina a 13 de Abril, na sede da EDP no Porto.

O objectivo da iniciativa, disse Mexia, é aumentar a visibilidade da mobilidade eléctrica, que o presidente executivo da EDP considerou ter o potencial para revolucionar a balança comercial portuguesa.

«Hoje falamos muito de crise. Portugal consome mais do que produz, e este défice externo, que é o principal problema da economia portuguesa, tem a ver com a importação de energia. A mobilidade eléctrica, que começa agora, e que ocupará os próximos 10 a 15 anos, trata de reduzir a nossa dependência do exterior», referiu citado pela Lusa.

Segundo os números oficiais, a maior fatia das importações petrolíferas portuguesas serve para alimentar as necessidades do sector dos transportes.

A iniciativa da EDP insere-se na Semana Europeia da Sustentabilidade, que tem como âmbito a eficiência energética, e coloca 24 funcionários do grupo a guiar o carro eléctrico, um pouco por todo o país.

Nuno Santos, 34 anos, funcionário da EDP Distribuição, arrancou esta segunda-feira do centro de Lisboa com o veículo eléctrico, para a primeira etapa da «Volta a Portugal», e garantiu que é fácil de conduzir, com uma autonomia de cerca de 135 quilómetros.

«É muito fácil de conduzir e tem uma grande vantagem: Não faz barulho, se pensarmos em Lisboa daqui a dez anos, acho que será impressionante as pessoas estarem numa cidade onde não vão ouvir barulho de carros», afirmou.

As etapas desta «Volta a Portugal» em veículo eléctrico vão começar e terminar nas instalações da EDP, onde existem unidades de carregamento das viaturas.

A EDP tem na frota do grupo 12 veículos eléctricos e 39 viaturas híbridas, cinco das quais também equipadas com motor eléctrico, reduzindo assim, segundo a empresa, a emissão para a atmosfera de 3,5 toneladas de dióxido de carbono, o gás de efeito estufa causador do aquecimento global.
Continue a ler esta notícia