Efromovich, único interessado na TAP, já é oficialmente polaco - TVI

Efromovich, único interessado na TAP, já é oficialmente polaco

TAP

Investidor precisava de nacionalidade polaca para cumprir regras comunitárias

Relacionados
O investidor brasileiro e dono do grupo Synergy, German Efromovich, foi reconhecido como cidadão polaco a 30 de novembro, confirmou uma porta-voz da província polaca de Mazowsze à agência financeira Bloomberg.

Efromovich, o único candidato à compra da TAP, precisava da nacionalidade polaca para cumprir as regras comunitárias que impedem que uma empresa não europeia detenha mais de 49% do capital de uma companhia aérea europeia.

Em novembro, o presidente da Synergy Aerospace, dona da transportadora aérea colombiana Avianca, afirmou numa conferência de imprensa que tinha o «direito adquirido de ser polaco» e que estava a regularizar a situação pelo que não havia impedimentos regulatórios à compra da TAP.

«Vários países da Europa, depois da 2.ª Grande Guerra, decidiram reconhecer a nacionalidade não só dos seus cidadãos, mas até duas gerações de descendentes», explicou Efromovich, que é filho de pais polacos, acrescenta a Lusa.

Assim, declarou, «para efeito regulatório, o impedimento é zero», referindo-se à lei comunitária que impediria a holding da aviação de adquirir a totalidade do capital da TAP.

A proposta final para a aquisição da companhia aérea de bandeira tem que ser entregue até 07 de dezembro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados