Eléctricas nacionais arriscam-se a futuro «assustador» - TVI

Eléctricas nacionais arriscam-se a futuro «assustador»

Agência Financeira

Empresas portuguesas sofrem com crise exterior e com os problemas nas finanças públicas nacionais

Relacionados
As companhias eléctricas a operar em Portugal têm grandes possibilidades de enfrentar um cenário «assustador» de recessão dupla, com taxas de crescimento insuficientes. A opinião é do director para a Europa da IHS-Cambridge Energy Research Associates (CERA).

Um dos cenários que a consultora simulou para o sector energético prevê uma década de recessão ou crescimento económico muito baixo na Europa, com uma procura muito baixa, quer na electricidade quer no gás.

«É um cenário, acredite, onde os números são assustadores em termos de oportunidades para as empresas eléctricas em Portugal e em Espanha», disse Fabien Roques, em entrevista à Lusa.

«Há um par de meses, o nosso macroeconomista previu uma possibilidade em quatro - 25 por cento de hipóteses - de entramos nesta dupla recessão na Europa. Obviamente, as hipóteses serão maiores para Portugal, dadas as pressões sobre as finanças públicas que o país enfrenta», acrescentou o consultor.

Roques frisou que tal cenário colocaria os operadores de centrais eléctricas em situação difícil, dado que só a produção de energia renovável, incluindo a produção hidroeléctrica, seria suficiente para responder à procura.
Continue a ler esta notícia

Relacionados