Empresas portuguesas estão entre as mais otimistas da Europa - TVI

Empresas portuguesas estão entre as mais otimistas da Europa

Negócios

Mais de metade antecipam melhoria dos negócios nos próximos seis meses

As empresas portuguesas estão entre as mais otimistas da Europa, com mais de metade delas a preverem a melhoria dos negócios nos próximos 6 meses, refere um estudo europeu feito sobre o tema.

Segundo a Lusa, de acordo com o primeiro «EY's European Mid-Market Barometer 2015», um estudo que ouviu mais de 6000 empresas europeias com faturação anual entre 10 a 500 milhões de euros, 57% das empresas portuguesas auscultadas consideram que os negócios vão melhorar nos próximos 6 anos.

Por isso, Portugal ficou em 6.º lugar entre os 21 países analisados, à frente da Espanha, França e Alemanha, em matéria de otimismo empresarial.

Portugal e a Turquia são os dois países onde as empresas esperam maiores taxas de crescimento das vendas, estimando uma subida de 2,4% face a 2014.

Das empresas portuguesas analisadas, 38% disseram que vão investir mais em 2015 e 26% que vão criar novos postos de trabalho.

Portugal está entre os países menos afetados pela dificuldade em encontrar mão de obra especializada.

Segundo o barómetro europeu, as empresas europeias de média dimensão «estão muito otimistas sobre o atual estado dos negócios e têm planos de investimento para crescer nos próximos seis meses».

Contudo, este sentimento varia de acordo com a localização geográfica.

Globalmente, as empresas europeias de média dimensão olham de forma positiva para as suas perspetivas atuais e futuras, com 87% delas a considerarem o atual estado do negócio bom ou muito bom, metade (50%) espera que o volume de negócios da empresa aumente em 2015, comparativamente a 2014, e 46% espera melhor desempenho nos próximos seis meses. Apenas 7% espera piores resultados nos seus negócios.

O estudo da EY conjuga as respostas relativas à situação atual com as referentes às expetativas para o futuro, calculando um índice representativo do ambiente de negócios que pode variar entre -100 e +100.

As conclusões para 2015 referem que as empresas da Turquia (65), da Irlanda e Reino Unido (ambas 63), da Dinamarca (58), da Holanda (56), de Portugal (55) e de Espanha (51) estão mais otimistas.

Empresas de países como a Rússia (43), a Alemanha (40), a Itália (37), a Polónia (19) e a Grécia (-21) ocupam os cinco lugares mais baixos do ranking.

A EY é uma empresa especializada em auditoria, impostos, transações corporativas e consultoria.

O EY Mid-Market Barometer é um estudo efetuado com base na auscultação de 6.000 empresas de média dimensão em 21 países da Europa - Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Itália, Holanda, Turquia, Áustria, Bélgica, Noruega, Polónia, Suécia, Suíça, Rússia, República Checa, Dinamarca, Finlândia, Irlanda, Portugal, Grécia e Luxemburgo.

A pesquisa telefónica foi efetuada por uma entidade independente de pesquisa de mercado nos meses de novembro e dezembro de 2014.
Continue a ler esta notícia