Erro na medição de audiências da TVI investigado - TVI

Erro na medição de audiências da TVI investigado

TVI

Comissão de Análise de Estudos do Meio vai averiguar erro registado Sábado na medição das audiências mas garante que «sistema é fiável»

Relacionados
A Comissão de Análise de Estudos do Meio (CAEM) vai investigar o erro registado Sábado na medição das audiências, na sequência de uma queixa da TVI, mas garantiu que o actual sistema é «fiável e permanentemente monitorizado».

A TVI exigiu este Domingo que seja feita uma auditoria urgente ao sistema de medição de audiências de televisão utilizado pela Marktest, alegando existirem falhas e falta de qualidade no serviço, depois de verificado um erro nos dados relativos a Sábado.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da CAEM, Luís Mergulhão, assegurou que o actual sistema de medição «funciona», é «fiável» e constantemente «monitorizado» e qualificou a situação como «pontual».

«O assunto merece uma análise cuidada. Vamos verificar o que se passou e actuar», afirmou.

Para a TVI, este erro constituiu «o culminar de um processo de descrédito total do actual sistema de mediação de audiências de televisão em Portugal».

Valores indicados pela Marktest foram corrigidos

Segundo referem os responsáveis da estação, «há já vários meses que a TVI vem alertando, quer a empresa Marktest, quer as entidades responsáveis pelo controlo do serviço prestado por esta (CAEM), das falhas que ciclicamente se detectam nos dados de audiências fornecidos».

«Trabalhamos com base em algoritmos, softwares e sistemas de dados. Pode sempre aparecer um output que não corresponde à realidade da medição que foi feita», sublinhou Luís Mergulhão, reiterando que a situação «vai ser verificada».

Os valores indicados pela Marktest relativos a Sábado foram entretanto corrigidos após a reclamação da TVI, tendo a empresa de estudos de mercado referido que «tinha havido um erro».

Um «erro que a TVI acredita também ter existido nas audiências do total do dia, dado ser difícil de explicar que um erro nos programas não tivesse qualquer repercussão nas audiências do total do dia».

Face à situação, a TVI defende a urgência de realizar uma auditoria ao processo de medição, mas também «o lançamento de um concurso com vista à selecção de um novo sistema de medição de audiências em televisão».
Continue a ler esta notícia

Relacionados