ESFG conclui aumento de capital e cumpre rácios - TVI

ESFG conclui aumento de capital e cumpre rácios

Ricardo Salgado

Reforço de capital foi elevado de 400 para 500 milhões de euros

Relacionados
A holding que detém o BES, a Espírito Santo Financial Group, concluiu o aumento de capital de 500 milhões de euros. Passa, assim, a cumprir as metas em termos de rácios de capital exigidos pelo regulador português e europeu.

«A Espírito Santo Financial Group (ESFG) concluiu o seu aumento de capital de 500 milhões de euros através da emissão de 102.040.816 novas ações ordinárias. As ações da ESFG encontram-se admitidas à negociação nas Bolsas de Valores do Luxemburgo, NYSE Euronext Lisbon e Bolsa de Valores de Londres», lê-se no comunicado enviado esta quinta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Este aumento de capital permitiu à dona do BES reforçar o seu rácio de capital core tier 1 - a medida mais eficaz para avaliar a solvabilidade de um banco - para 9,5%, valor em que está incluída a almofada de capital para exposições a dívidas soberanas requerido pela Autoridade Bancária Europeia, cumprindo assim a meta em termos de rácio de capital exigida até final de junho pelo regulador europeu, nota a LUsa.

O grupo fica também com 10% em termos de rácio de capital core tier 1, mas aqui de acordo com os critérios do Banco de Portugal, que impõe o final do ano como prazo limite para o cumprimento deste indicador de solvabilidade.

Segundo o mesmo documento, a ESFG vai ainda «beneficiar do aumento de capital em curso do BES», de 1.010 milhões de euros.

Inicialmente o aumento de capital previa um reforço de 400 milhões de euros, mas foi entretanto elevado a 500 milhões devido à «elevada procura de investidores».

As ações da holding fecharam hoje a perder 0,56% para 5,35 euros no PSI20, o principal índice da bolsa Lisboa, no qual negoceiam desde 19 de março.
Continue a ler esta notícia

Relacionados