Espanha: bancos apoiados têm de encolher para metade - TVI

Espanha: bancos apoiados têm de encolher para metade

Bankia (foto Reuters)

Plano de reestruturação terá de reduzir dimensão das entidades ajudadas pelo Estado entre 40% e 60%, o que inclui despedimentos

Relacionados
Os bancos espanhóis nacionalizados e que receberão apoio através de ajudas europeias terão que encolher para metade, o que implicará, também, despedimentos.

A ideia é que implementem um plano de reestruturação que reduza a sua dimensão entre 40 e 60%.

Essa deverá ser, segundo o jornal «Expansion», uma das exigências que a Comissão Europeia aprovará para que Espanha receba os fundos europeus que necessita no âmbito do programa de apoio de até 100 mil milhões de euros para a banca espanhola.

Para concretizar esta redução de dimensão - que afeta entidades como Bankia, CatalunyaCaixa, NCG Banco y Banco de Valencia - haverá cortes nas áreas de negócio consideradas não estratégicas, a venda de participações empresariais e a redução da rede escritórios.

Alterações, aponta o jornal, que se traduzirão no despedimento de «um elevado número de trabalhadores» e que serão determinadas de acordo com o valor da ajuda recebida, podendo «dificultar a venda posterior das entidades uma vez saneadas».

Os planos concretos deverão ser analisados e previsivelmente aprovados pelo Banco de Espanha na próxima semana, ficando para a segunda metade do mês a sua aprovação em Bruxelas.

Recorde-se que o Eurogrupo aprovou, em julho, o plano de recapitalização da banca espanhola, num montante máximo de até 100 mil milhões de euros.

A 28 de setembro foram conhecidos os resultados dos testes de resistência feitos pela consultora Oliver Wyman, segundo os quais a banca espanhola necessita de uma recapitalização 53.345 milhões de euros.

Depois de ser conhecida a avaliação, a Comissão Europeia afirmou que os resultados dos testes são um «passo decisivo"»para o reforço do setor e anunciou que a recapitalização de um primeiro grupo de bancos está prevista para novembro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE