Espanha: dívida pública atinge recorde nos 76% do PIB - TVI

Espanha: dívida pública atinge recorde nos 76% do PIB

Mariano Rajoy (foto Reuters)

Endividamento dos bancos junto do BCE também está em máximos

A dívida das administrações públicas espanholas aumentou 3,8% no segundo trimestre do ano, face ao anterior, atingindo os 804.388 milhões de euros ou 75,9% do Produto Interno Bruto (PIB), o valor mais elevado de sempre.

Dados do Banco de Espanha mostram que o maior aumento ocorreu na administração central onde a dívida cresceu 4,4% para 617.504 milhões de euros ou 58,3% do PIB.

A dívida das regiões autónomas aumentou 2,8% para 150.578 milhões de euros ou 14,2% do PIB, também o valor mais elevado da série histórica de dados.

O banco central espanhol revelou também que a dívida das entidades financeiras espanholas ao Banco Central Europeu (BCE) atingiu os 388.736 milhões de euros em agosto, mais 3,5% do que no mês anterior, o que equivale ao maior valor de sempre.

O valor total representa o saldo que as entidades registadas em Espanha ainda têm que devolver ao BCE como consequência do financiamento que o organismo europeu lhes concedeu previamente.

Estes números demonstram a crescente dificuldade das entidades espanholas em financiar-se no mercado interbancário, com o volume total de fundos solicitados ao BCE a multiplicar-se por cinco no último ano.

O financiamento concedido às entidades espanholas representa 43,9 por cento do total disponibilizado às entidades da zona euro, valor que ascender a 885.373 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia