Facebook: 42 mil em protesto contra preços dos combustíveis - TVI

Facebook: 42 mil em protesto contra preços dos combustíveis

Postos de abastecimento

Grupo foi criado no dia 1 de Janeiro. Subscritores prometem deixar de abastecer nas grandes gasolineiras

Relacionados
Inconformados com a subida imparável dos preços dos combustíveis, são milhares os consumidores portugueses que já aderiram, no Facebook, a uma acção de protesto contra as grandes gasolineiras.

Ao grupo «Não abastecer na Galp/BP entre os meses de Janeiro e Abril» já se juntaram mais de 42 mil pessoas, só desde 1 de Janeiro, dia em que foi criado. Contas feitas, todos os dias há mais de 10 mil consumidores a juntar-se a esta causa que tem também como alvos a Repsol, a Cepsa e a Total, «no caso de haver outras opções».

«Vamos fazer com que o mercado funcione, e vamos mostrar que queremos ir pelo mais barato, e não continuar a alimentar quem nos vende o produto mais caro... Mostremos o impacto que as redes sociais têm nos dias de hoje, com uma mobilização de todos em prol dos preços mais baixos. Pelo caminho que isto leva, e um pequeno passo para que a gasolina fique a 2 euros o litro. Exagero? É tudo uma questão de tempo...», lê-se no grupo criado pelo internauta João Barros.

Para se ter uma ideia, no ano passado abastecer o carro com 50 litros de gasóleo ficou 7 euros mais caro e com gasolina quase 6 euros. A derradeira semana de 2010 ficou marcada por mais aumentos. Agora, o litro de gasolina já custa mais de 1,5 euros e o de gasóleo ronda os 1,32 euros.

Como explicar a subida?



Se as cotações do petróleo constituem uma importante fatia para o preço dos combustíveis, não chegam, por si só, para determinar a sua evolução. Os impostos, que também aumentaram, explicam parte da subida.

Só que, mesmo assim, fica por saber porque é que os preços estão hoje ao mesmo nível a que estavam quando o barril de crude custava quase 150 dólares. Isso foi em Julho de 2008, altura em que o litro de gasolina rondava os 1,50 euros.

Agora que o barril está abaixo dos 100 dólares, o preço da gasolina está praticamente na mesma. Nem o câmbio euro/dólar consegue estar na base do aumento dos preços porque, se fizermos as contas e convertermos o preço do petróleo de dólares para euros, um barril custava 93 euros no Verão de 2008. Actualmente, custa 72.

Certo é que Portugal tem dos combustíveis mais caros da Europa. O último relatório conhecido diz que a gasolina sem chumbo 95 é a nona mais cara da União Europeia - só em comparação com Espanha é 20 cêntimos mais cara - e o gasóleo está em 13º lugar no conjunto dos 27 países. Há já muitos portugueses que estão a preferir ir a Espanha atestar os seus veículos com combustível.
Continue a ler esta notícia

Relacionados