Fisco deixa fugir 3 mil milhões. Em quê? - TVI

Fisco deixa fugir 3 mil milhões. Em quê?

Teixeira dos Santos apresenta plano de austeridade

Dívidas fiscais incobráveis disparam 11% em apenas um ano

Relacionados
Três mil milhões de euros é o dinheiro que o Fisco deixou fugir no ano passado, relacionado com dívidas fiscais incobráveis.

O valor é admitido pela Direcção-Geral dos Impostos, no seu relatório de actividades de 2010, citado pelo «Correio da Manhã». Assim, só no ano passado as dívidas incobráveis aumentaram 11%.

E se dinheiro não tivesse escapado?

Caso o Fisco tivesse conseguido reaver os pagamentos em falta, isso, por si só, permitiria evitar o aumento de impostos e de taxas previsto no acordo que o Governo assinou com a troika, como contrapartida à ajuda financeira internacional.

No memorando de entendimento da troika, é pedido um esforço financeiro de 2,08 mil milhões de euros às famílias portuguesas em 2012 e 2013. A carga fiscal em Portugal representa 37% do Produto Interno Bruto nacional.

Mas a verdade é que as dívidas que as Finanças não conseguem cobrar vêm aumentando consideravelmente desde 2008. Entre esse ano e 2010, passaram de 2,15 mil milhões para mais de 3 mil milhões de euros. Ou seja, dispararam cerca de 42%.

Entretanto, esta semana foram conhecidos números sobre as facturas incobráveis em Portugal. Só nos primeiros meses de 2011, somaram mais de 5 mil milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados