Fitch ameaça cortar rating da Repsol - TVI

Fitch ameaça cortar rating da Repsol

Agência Financeira

Aviso surge depois da Argentina ter anunciado que irá intervencionar a subsidiária YPF. União Europeia já reiterou «pleno apoio» a Espanha

Relacionados
A Fitch ameaçou esta terça-feira baixar o rating da Repsol depois. Um aviso que surge depois da Argentina ter anunciado que irá intervencionar a sua subsidiária YPF.

A agência de notação financeira colocou a dívida de longo prazo da Repsol sob «vigilância negativa» e isso quer, de facto, dizer que o rating pode ser revisto em baixa.

A Fitch já tinha reduzido a notação da Repsol, em um nível para BBB, no mês passado, recorda a Lusa.

Na segunda-feira, a Presidente da Argentina, Cristina Kirchener, anunciou que iria intervencionar a subsidiária YPF, declarando a empresa de «utilidade pública».

Esta decisão coloca o rating da Repsol sob revisão dada as incertezas das implicações da medida e o próprio montante da compensação que deverá ser dada à petrolífera espanhola.

Entretanto, a União Europeia reiterou hoje o seu «pleno apoio» a Espanha neste caso e anunciou que está a analisar «todas as opções possíveis» para responder à Argentina.

Em pleno Parlamento Europeu, a representante da política externa, Catherine Ashton, disse que a Comissão Europeia e o seu gabinete estão a estudar a fundo o caso, que será debatido na próxima segunda-feira no Luxemburgo, no conselho de ministros dos Negócios Estrangeiros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados