Fitch corta «rating» de dívida da CGD - TVI

Fitch corta «rating» de dívida da CGD

Faria de Oliveira, CGD

Corte foi em dois graus de «BBB+» para «BBB-»

Relacionados
A agência de notação financeira Fitch cortou esta sexta-feira o rating em dois graus, de «BBB+» para «BBB-», dos títulos de dívida da Caixa Geral de Depósitos (CGD) que vão ser convertidos para acções preferenciais.

Segundo um comunicado da Fitch divulgado esta sexta-feira, o corte «reflecte as perspectivas da agência face ao aumento do risco de haver diferimento do pagamento do cupão dos títulos de dívida, devido à deterioração da força financeira da CGD».

Numa nota de análise, citada pela Lusa, a agência de notação financeira lembrou também o corte do rating individual do banco, de «B/C» para «C», em Novembro do ano passado.

«A revisão em baixa da avaliação das acções preferenciais da CGD não constitui uma revisão completa da CGD e por isso as outras classificações do banco não serão afectadas», frisa a Fitch.

A 8 de Novembro, a agência de notação financeira cortou o rating da dívida de longo prazo do BCP em dois níveis de «A» para «BBB+» devido aos riscos relacionados com o financiamento e a liquidez, o que motivou críticas de alguns bancos portugueses que consideravam não ter havido qualquer novo facto que justificasse esse corte.

No mesmo dia foram cortados os «ratings» da dívida de longo prazo de BES, do BPI e do Banif e ainda os ratings individuais de CGD, BCP e BES.
Continue a ler esta notícia

Relacionados