Fornecedor da McDonald's multado em meio milhão de euros - TVI

Fornecedor da McDonald's multado em meio milhão de euros

Dinheiro [Reuters]

Em causa está a poluição da água

O fornecedor de batatas fritas da McDonald's na China foi alvo de uma multa recorde de 3,9 milhões de yuan (cerca de 566 mil euros) por poluir a água, de acordo com a agência chinesa Xinhua.

A multa contra a Beijing Simplot Food Processing é a maior alguma vez reclamada pela cidade de Pequim em casos de poluição.

A Beijing Simplot Food Processing é uma 'joint venture' entre a norte-americana J.R. Simplot Company, a McDonald's e a Empresa Geral de Agricultura, Indústria e Comércio de Pequim, diz a Xinhua.

Estabelecida em 1992, a Beijing Simplot produz batatas fritas e 'hash browns' para a McDonald's, fornecendo-os também a "outros clientes da Ásia Oriental", afirma a Xinhua.

A multa surge numa altura em que a China está a endurecer a sua posição face à poluição atmosférica, da água e do solo devido ao forte descontentamento popular.

Uma nova lei ambiental - a primeira em 25 anos - foi implementada este ano, impondo sanções mais duras e apelando à denúncia de quem a violasse.

De acordo com a Xinhua, os inspetores descobriram em novembro que o indicador relativo às águas residuais da Beijing Simplot excedia os limites, o que levou as autoridades a bloquearem imediatamente os canos, ordenando a empresa a tratar a água.

 
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE