Fundo de resgate reforçado em 286 mil milhões - TVI

Fundo de resgate reforçado em 286 mil milhões

Dinheiro (arquivo)

Mecanismo passa a ter 726 mil milhões em caixa

Relacionados
Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo para reforçar o fundo de resgate. O Fundo Europeu de Estabilização Financeira - como é designado - passa a contar com 726 mil milhões de euros.

Trata-se de uma «engorda» de 286 mil milhões, uma vez que este mealheiro europeu contava até agora com 440 mil milhões de euros.

A informação é avançada pela agência Reuters, que cita um comunicado do ministério das Finanças da Finlândia.

Foi, de resto, este país o principal oponente à ajuda financeira a Portugal. Mas depois de ter ameaçado chumbar o resgate luso, acabou por alinhar com os parceiros europeus que ontem aprovaram a ajuda a Portugal, no Eurogrupo, e esta terça-feira, no Ecofin.

A Finlândia vai agora contribuir com 14 mil milhões de euros para o FEEF, um valor que fica acima dos anteriores 7,9 mil milhões que tinham a sua assinatura.

Esta foi a segunda operação de reforço do fundo europeu de resgate que arrancou, na fase inicial, com 250 mil milhões de euros.

O FEEF foi criado em Junho de 2010, na sequência da crise grega, e com o objectivo de acudir países da Zona Euro em dificuldades e garantir a estabilidade da moeda única.

Entretanto, a partir de 2013, este fundo vai ser susbtituído pelo Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira, de carácter permanente.
Continue a ler esta notícia

Relacionados