Galp: 1º dia de greve regista adesão de 85% - TVI

Galp: 1º dia de greve regista adesão de 85%

Galp

Empresa diz que abastecimento está assegurado. Sindicato afirma que «está tudo parado»

Relacionados
O primeiro dia de greve dos trabalhadores da Galp Energia está a registar uma adesão de 85 por cento, segundo o sindicato, que assegura estar «tudo parado», enquanto a empresa sublinha a inexistência de rupturas no abastecimento de combustível.

Galp: greve nas refinarias de Sines e Matosinhos começa hoje

«Está tudo parado como era previsto», disse à Lusa o coordenador da Comissão Sindical Negociadora da Galp Energia, Armando Farias, adiantando que as refinarias de Sines e do Porto «estão fechadas», situação que impossibilita a entrada de carros-tanque para efectuar o abastecimento.

O sindicalista afirmou que a paralisação se situa «acima dos 85 por cento», sendo que na refinaria do Porto a adesão «é quase total».

Os números entre entidade patronal e sindicato não podiam ser mais díspares: segundo o porta-voz da empresa, o primeiro dia de greve dos trabalhadores registou uma adesão de 3,4 por cento, enquanto o sindicato fala em 85 por cento.

«Dentro das unidades da empresa abrangidas pelo pré-aviso de greve, o nível de adesão foi de 3,4 por cento», esta manhã, disse à Lusa Pedro Marques Pereira, porta-voz da Galp Energia. Segundo a mesma fonte, «na refinaria de Sines, a adesão foi inferior a nove por cento e na do Porto rondará os 20 por cento».

[Notícia actualizada às 14h30]
Continue a ler esta notícia

Relacionados