Galp: parceria com Sinopec é «início de novo capítulo» - TVI

Galp: parceria com Sinopec é «início de novo capítulo»

Ferreira de Oliveira diz que parceria permite consolidar presença no Brasil, «criando condições para o crescimento da atividade»

Relacionados
O gigante chinês Sinopec é a partir desta sexta-feira dono de 30 por cento da Petrogal Brasil, responsável pelas atividades de exploração e produção de petróleo da Galp Energia no Brasil, um investimento de 4,8 mil milhões de dólares.

Na cerimónia de assinatura do acordo, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, o presidente da Galp Energia, Ferreira de Oliveira, destacou «o início de um novo capítulo», considerando que a parceria com a Sinopec vai permitir «consolidar a presença no Brasil, criando condições para o crescimento da atividade».

«Com esta parceria, iniciamos um longo caminho», declarou o presidente da Galp Energia, realçando que a produção e exploração de petróleo é uma atividade de capital e tecnologia intensiva».

A operação de aumento de capital da subsidiária Petrogal Brasil, responsável pelas atividades de exploração e produção de petróleo da petrolífera portuguesa no Brasil, foi concluída, com a Sinopec a subscrever a totalidade do aumento de capital de 4,8 mil milhões de dólares (3,6 mil milhões de euros) da Petrogal Brasil e de outras empresas relacionadas.

Com a conclusão da transação, a Galp Energia passa a deter 70 por cento da Petrogal Brasil e restantes entidades, mantendo a consolidação integral destas empresas, e cabendo à Sinopec os restantes 30 por cento de participação.

Segundo a Galp Energia, o gigante petrolífero chinês Sinopec realizou um empréstimo acionista à Petrogal Brasil, num montante de 360 milhões de dólares (270 milhões de euros), que será utilizado para reembolsar empréstimos acionistas da Galp Energia no mesmo montante, o que representa um encaixe financeiro global para a Galp Energia no valor de 5,2 mil milhões de dólares (3,9 mil milhões de euros).

Neste contexto, o novo conselho de administração da empresa brasileira é composto por sete membros, sendo cinco nomeados pela Galp Energia, entre os quais o presidente, e a Sinopec nomeia dois.

«A nova composição do conselho reflete a posição de controlo acionista da Galp Energia, assegurando simultaneamente o envolvimento da Sinopec na gestão operacional da empresa», realça em comunicado a petrolífera.

Segundo a empresa liderada por Ferreira de Oliveira, «com este aumento de capital, a posição financeira da Galp Energia fica substancialmente reforçada, dotando a empresa de uma das mais robustas estruturas de capital do seu sector, e com fôlego financeiro necessário para suportar as atividades de exploração e desenvolvimento no Brasil».

O grupo Sinopec, na quinta posição do ranking Fortune Global 500 em 2011, é o maior grupo produtor de produtos petrolíferos e petroquímicos da China e o segundo em termos de produção de petróleo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados