Galp: primeiro petróleo produzido no Brasil foi para Matosinhos - TVI

Galp: primeiro petróleo produzido no Brasil foi para Matosinhos

Plataformas petrolíferas: navio substituto

Descarga foi a primeira com destino à Europa

O primeiro petróleo produzido no Brasil pela Galp Energia foi recebido pela refinaria de Matosinhos.

A empresa informou esta segunda-feira, em comunicado, que realizou, no passado fim de semana, no Porto de Leixões, a primeira descarga de petróleo produzido no Brasil, num total de 138 mil toneladas para aquela refinaria.

A descarga foi a primeira com destino à Europa vinda do Brasil, onde a Galp Energia, através da Petrogal Brasil detém 10% de um consórcio que explora um dos blocos do campo Lula, que tem uma produção total de 91 milhões de barris de petróleo por dia, lê-se num comunicado da Galp.

As 138 mil toneladas, que correspondem a sete mil camiões de crude, «foram descarregadas através da monobóia, uma instalação offshore para descarga de navios de elevada capacidade em alto mar, e destinam-se ao abastecimento das refinarias da Galp Energia».

A Galp lembra que a bacia de Santos constitui uma «das mais ricas bacias petrolíferas da atualidade». O consórcio composto também pela Petrobrás e pela BG Group anunciou a exploração do bloco em causa em 2007.

«Na área da refinação, os investimentos realizados na modernização do aparelho refinador vieram permitir tratar um maior número de crudes, nomeadamente crudes com maior viscosidade, como o que agora chega do Brasil».
Continue a ler esta notícia