Google vasculha Gmail e fornece dados nas pesquisas - TVI

Google vasculha Gmail e fornece dados nas pesquisas

Google

«Às vezes a melhor resposta não está na parte pública da rede. Pode estar noutro lugar, como no seu e-mail», justifica

Relacionados
A Google está a testar uma nova opção nas pesquisas feitas pelos utilizadores, ao integrar, nos resultados, dados contidos no Gmail de quem está a procurar informação no motor de busca.

A vice-presidente da empresa e chefe da área de pesquisas, Vic Gundotra, acredita que a liderança depende da velocidade de resposta. Quanto mais rápido, mais eficaz.

A lista de resultados contará assim com mais uma ferramenta, opcional, e que está em fase de teste para um milhão de voluntários com conta configurada em inglês.

« Queremos colocar a informação na ponta dos dedos. Às vezes a melhor resposta não está na parte pública da rede, mas pode estar noutro lugar, como o seu e-mail», justifica a responsável, citada pelo «El País».

Não se preocupe que os resultados não vão aparecer todos misturados. Na coluna da esquerda ficam os resultados do costume; à direita, o utilizador encontra um cabeçalho que esclarece o que foi encontrado na caixa do correio sobre o tema em questão.

Em que medida é que ir vasculhar o nosso correio pode ajudar-nos nas nossas pesquisas? A Google dá exemplos: quando procuramos um voo e queremos comparar preços com aqueles que já realizámos e cujos bilhetes estão guardados no Gmail, ou se queremos comprar agora algo que constava na newsletter que recebemos antes de uma empresa de promoções, entre outras vantagens.

A ideia é ter a informação ali à mão, de forma rápida e com uma procura eficiente. Mas isto levanta também uma questão: com que limites? É que aqui volta a polémica relacionada com a privacidade dos utilizadores, de que a Google já foi acusada de violar noutras ocasiões.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE