Governo avalia privatização da CGD até 40% - TVI

Governo avalia privatização da CGD até 40%

Executivo pede avaliação para saber quanto poderá valer banco público

A privatização parcial da Caixa Geral de Depósitos volta a dar que falar. Em causa, poderá estar a venda de 40% do banco público.

O «Jornal de Negócios» dá conta de que o Governo já terá pedido uma avaliação à consultora Deloitte para saber quanto poderá valer a CGD.

O líder do PS, António José Seguro, questionou Passos Coelho quanto à privatização do banco público, no último debate quinzenal. O primeiro-ministro foi evasivo e, a custo, disse que em cima da mesa estava apenas a venda de ativos.

Mas há quem considere que vale a pena analisar o assunto: «Faz todo o sentido repensar globalmente a posição do Estado português na sociedade portuguesa e, particularmente, no que diz respeito à sua relação com o mundo empresarial e com os ativos que detém na economia. A Caixa Geral de Depósitos não foge a uma reflexão mais geral. Temos de ter uma estratégia financeira e também uma estratégia económico e eu creio que o Governo tem essa noção e tomará as medidas que forem mais interessantes», nota o economista Augusto Mateus.

O Banco do Brasil já foi dado como interessado na aquisição de uma fatia de 20%.

A hipótese da venda parcelada CGD terá sido mesmo discutida com a troika na última avaliação.
Continue a ler esta notícia