Governo: banca tem de «colmatar vulnerabilidades» - TVI

Governo: banca tem de «colmatar vulnerabilidades»

Sector «resistiu bem» à crise, mas ainda há trabalho a fazer

Relacionados
Na sequência do reforço das medidas de austeridade que foi apresentado esta sexta-feira pelo ministro das Finanças para garantir as metas do défice, Teixeira dos Santos declarou que o sector financeiro «resistiu bem» à crise financeira, mas que é preciso «colmatar vulnerabilidades».

Daí que o Governo vá encorajar os bancos a reduzir as necessidades de financiamento de forma sustentada e quer que as instituições financeiras continuem a reforçar o capital.

E naqueles onde as reorganizações são imprescindíveis deverão ser postas em prática até ao final de Abril. A ideia é «reforçar rapidamente a base de capitais» dessas instituições.

Os planos de reorganização serão avaliados pelo Banco de Portugal até ao final de Maio.



Solução para o BPN até ao final de Maio

Em relação ao Banco Português de Negócios, o ministro garantiu uma solução até ao final de Maio e adiantou que está a aguardar uma determinação das autoridades estatísticas para registar nas contas nacionais os custos da nacionalização.

«Até final de Maio irá também ser apresentada a linha de resolução desta questão do BPN». Será feita uma reestruturação do banco «para que o Estado saia de uma vez por todas» do banco.

[Notícia actualizada às 12h32 com mais informação]
Continue a ler esta notícia

Relacionados