Governo dos EUA descobriu de onde vêm as avarias da Toyota - TVI

Governo dos EUA descobriu de onde vêm as avarias da Toyota

Toyota Prius Concept

Problemas são mecânicos e não electrónicos

Relacionados
O Governo dos EUA já chegou a uma conclusão: os problemas de aceleração repentina e involuntária dos carros da Toyota têm origem mecânica e não eléctrica.

Os Estados Unidos não deixam assim dúvidas quanto à fiabilidade dos sistemas electrónicos dos modelos da marca japonesa. «Não há defeitos electrónicos nos veículos da Toyota que possam gerar acelerações involuntárias a velocidades perigosas», conclui o relatório do inquérito.

«Os problemas da Toyota são mecânicos e não eléctricos», disse o responsável pela pasta dos Transportes nos EUA, Ray LaHood, citado pela AFP. O Governo norte-americano despendeu dez meses num inquérito às avarias da Toyota, num «dos esforços de investigação mais completos e intensivos jamais realizados», que termina assim ilibando a empresa.

O inquérito contou com a ajuda dos investigadores da agência espacial norte-americana (NASA), e excluiu também a possibilidade de a aceleração ter sido causada por radiações electromagnéticas.

Recorde-se que foram reportados dezenas de acidentes com veículos da marca nipónica, causados por acelerações involuntárias: os pedais ficavam «presos» no fundo, tornando impossível aos condutores abrandar. O problema obrigou a Toyota a recolher mais de dez milhões de carros em todo o mundo em apenas um ano e meio e a pagar multas no valor de 35 milhões de euros às autoridades norte-americanas.

Só nos EUA e só até ao final de Maio de 2010, a agência americana da segurança rodoviária (NHTSA) recebeu 6.200 queixas. Os problemas de aceleração dos Toyota estiveram, alegadamente, na origem de 71 acidentes, que causaram 89 mortes nos Estados Unidos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados