Governo já escolheu bancos que vão vender o BPN - TVI

Governo já escolheu bancos que vão vender o BPN

Teixeira dos Santos apresenta plano de austeridade

Deutsche Bank e Caixa BI são as instituições que vão andar à procura de interessados no banco nacionalizado

Relacionados
A troika pediu rapidez e o Governo parece estar a responder ao pedido de privatizar o Banco Português de Negócios a «um ritmo acelerado e sem preço mínimo», uma vez que já decidiu que bancos vão estar responsáveis pela operação.

Deutsche Bank e Caixa BI, o banco de investimento do grupo CGD, são as duas instituições escolhidas para vender o BPN, segundo adianta esta terça-feira o «Diário Económico».

São precisamente os mesmos bancos que assessoraram a venda a tentativa falhada de privatização do BPN em Novembro de 2010, embora três entidades tenham manifestado interesse na compra do banco. Montepio Geral, Barcleys e Banco Internacional de Crédito Angola chegaram até a pagar uma caução de 100 mil euros para levantar o dossier de privatização.

Mas, embora o banco nacionalizado em 2008 tenha sido posto à venda sem os activos tóxicos e sem a responsabilidade de pagar as injecções de liquidez que foram levadas a cabo durante a nacionalização, depois de analisado o dossier de privatização, apenas o BIC Angola continuou a estar interessado. De qualquer modo, não se chegou a concretizar qualquer negócio.

Agora, uma semana depois de a troika ter exigido a privatização do banco até Julho, o Governo espera conseguir um comprador.

As condições são mais flexíveis: não há preços mínimos fixados e está prevista a possibilidade de passar mais activos negativos para os veículos que serão transferidos para a Direcção Geral do Tesouro e Finanças. Para além disso, o modelo de privatização prevê negociações directas com a instituição interessada.
Continue a ler esta notícia

Relacionados