Greve até ao final do ano na Soflusa - TVI

Greve até ao final do ano na Soflusa

Soflusa

Paralisação incide sobre trabalho extraordinário e alterações de escala

Relacionados
Os trabalhadores da empresa Soflusa, responsável pelas ligações fluviais entre o Barreiro e Lisboa, decidiram avançar com uma greve ao trabalho extraordinário e às alterações de escala até ao final do ano, disse à Lusa fonte sindical. A decisão foi tomada esta quinta-feira, durante um plenário no Terminal do Barreiro, que originou uma paralisação nas ligações durante algumas horas.

«Este plenário foi para dizer aos trabalhadores o que se passou na reunião com o adjunto do secretário de Estado, ou seja, que viemos de mãos a abanar sem saber o futuro da empresa», afirmou à Lusa Artur Toureiro, presidente do Sindicato dos Fluviais.

O sindicalista referiu que até ao momento reina a incerteza sobre a alegada fusão das duas empresas do grupo, a Soflusa e a Transtejo, além de denunciar outros problemas internos na empresa, como vários processos disciplinares.

«Os trabalhadores decidiram fazer greve ao trabalho extraordinário de todo o tipo e também às alterações de escala, ou seja, não vão aceitar trocas ao que estava definido em escala», defendeu, citado pela Lusa.

Estas medidas de luta vão iniciar-se após o período formal de entrega do pré-aviso de greve à administração da empresa e estão previstas até ao final do ano.

Sobre o Plano Estratégico dos Transportes, que está previsto ser apresentado pelo governo na sexta-feira, Artur Toureiro aguarda para conhecer as novidades.

~

«Vamos aguardar para ver se existem novidades, mas caso anunciem algo sobre as empresas, é sinal que qualquer coisa está mal e que estão a omitir informações aos trabalhadores, já que reuníamos esta semana com responsáveis do Governo».

Fonte da empresa Soflusa, contactada pela Lusa, disse que não ia comentar a decisão dos trabalhadores pois até ao momento ainda não têm qualquer conhecimento formal sobre as greves.
Continue a ler esta notícia

Relacionados