Greve nos comboios: Lisboa é a região mais afetada - TVI

Greve nos comboios: Lisboa é a região mais afetada

Apenas um em cada três comboios circularam na capital

Relacionados
Apenas um em cada três comboios urbanos de Lisboa previstos foram realizados esta segunda-feira até às 16:00, sendo esta a região mais afetada pela greve convocada por vários sindicatos, cujos efeitos se farão sentir até sábado.

De acordo com a CP - Comboios de Portugal, os comboios urbanos de Lisboa - linhas de Cascais, Sintra, Azambuja e Sado - foram os mais afetados pela greve dos maquinistas às primeiras duas horas do turno, realizando-se 38% das viagens previstas.

A nível nacional, até à mesma hora, foram realizados 55% dos 888 comboios programados, no primeiro dia da greve às primeiras duas horas de turno decretada pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas (SMAQ), que se prolonga até quinta-feira.

Nas ligações de longo curso foram realizados 43% dos comboios Alfa Pendular e 65% dos comboios Intercidades, de acordo com a porta-voz da CP, Ana Portela.

Segundo a mesma fonte, os serviços internacionais não foram afetados pelas greves.

Já nos comboios regionais, nos quais os maquinistas decidiram retirar o pré-aviso de greve às primeiras duas horas de turno, as supressões ficaram-se pelos 15%, refletindo a paralisação relativa às horas extraordinárias e aos feriados.

No dia 5 de outubro, em que se comemora a Implantação da República, a greve será total contra as alterações introduzidas pela revisão ao Código do Trabalho, que contemplam uma redução de 50% no valor pago por trabalho em dia feriado.

Até quarta-feira, a CP prevê a supressão da maioria dos comboios dos serviços urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra. No Alfa Pendular e Intercidades devem realizar-se mais de 50% dos comboios desta segunda a quarta-feira e de cerca de 25% na quinta-feira.

Já no feriado de 5 de Outubro, dia em que a greve é geral, «é expectável a supressão da larga maioria dos comboios a nível nacional, prevendo-se apenas a realização dos serviços mínimos decretados pelo Tribunal Arbitral», adiantou a CP no domingo, em comunicado.

No sábado, a situação deverá retomar a normalidade, podendo ainda ocorrer algumas perturbações durante a manhã até à regularização dos serviços.

Neste contexto, a CP recomenda aos clientes a consulta dos seus canais de contacto e informação para programação das suas deslocações, nomeadamente bilheteiras, o call center ou a página na Internet.
Continue a ler esta notícia

Relacionados