Greve: TAP convoca sindicatos para reunião de emergência amanhã - TVI

Greve: TAP convoca sindicatos para reunião de emergência amanhã

Fernando Pinto, TAP

Administração tenta travar greve de três dias agendada para 21, 22 e 23 de março

O presidente da TAP, Fernando Pinto, convocou os sindicatos para uma reunião de emergência, amanhã, numa tentativa de chegar a acordo antes da greve convocada para os dias 21, 22 e 23 de março. A reunião está marcada para as 11 horas de sexta-feira.

Fonte oficial do Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC) confirmou à TVI24 que os sindicatos que entregaram o pré-aviso de greve foram convocados para o encontro, onde a administração da companhia tentará negociar com os trabalhadores o cancelamento da paralisação.

O Orçamento do Estado para 2013 prevê cortes progressivos de 3,5 a 10% nos salários brutos acima de 1.500 euros e não permite exceções, ao contrário do que aconteceu no ano passado, em que a companhia foi autorizada a efetuar cortes equivalentes noutras rubricas da despesa, sem ter de mexer nos salários. Os salários de fevereiro na transportadora aérea refletiram já esses cortes.

Mas o «Público» avançou esta quinta-feira que Fernando Pinto se reuniu com responsáveis do Governo no Ministério das Finanças, para discutir formas de aplicação do corte salarial previsto para este ano. A empresa terá sugerido medidas de poupança alternativas, estimando ganhos de 39 milhões de euros.

E o Governo terá cedido, o que permitirá à TAP aplicar um regime semelhante ao da CGD. O banco público procedeu às reduções de vencimentos em Fevereiro, mas irá repor os cortes que fez em 2011 e 2012 nas remunerações variáveis dos trabalhadores.

No entanto, há uma diferença relevante entre os dois casos: ao contrário da CGD, a TAP prefere efetuar poupanças nos custos operacionais (como a retirada de um tripulante a bordo dos aviões). Por isso, não poderá haver uma devolução direta do que retirou no passado.
Continue a ler esta notícia