Groundforce reduz prejuízo para 1,5 milhões em 2012 - TVI

Groundforce reduz prejuízo para 1,5 milhões em 2012

Valor compara com perdas de 11,1 milhões de euros do ano anterior. É o melhor resultado desde 2006

A Groundforce fechou 2012 com um prejuízo de 1,5 milhões de euros, que compara com 11,1 milhões de euros do ano anterior, no ano em que a empresa de «handling» passou a ser detida maioritariamente pela Urbanos.

A empresa de handling (serviços em terra de apoio ao transporte aéreo) registou em 2012 um resultado líquido de 1,5 milhões de euros negativos, o que traduz uma melhoria de 87% face aos resultados apurados em igual período de 2011, o que representa os melhores resultados desde 2006.

Em comunicado, a Groundforce atribui a trajetória de recuperação da empresa, no ano em que passou a ser maioritariamente detida por privados, «ao bom desempenho operacional», realçando que «ganha maior relevância quando se verifica que, por feito da crise económica, a atividade das companhias aéreas tem vindo a diminuir progressivamente nos últimos anos».

Em 2012, a Groundforce assistiu 80.556 movimentos (correspondentes a uma chegada e a uma partida), 14,7 milhões de passageiros e cerca de 97 mil toneladas de carga, mantendo, assim, a sua quota de mercado na ordem dos 62%, consolidando-se como o maior agente de assistência em terra nacional, informou a empresa de handling.

Guilhermino Rodrigues, que assumiu a presidência da Groundforce já em março deste ano, explicou que este desempenho é devido a «exigentes parâmetros de gestão, nos quais foram privilegiados a eficiência operacional, a excelência da qualidade de serviço, a sustentabilidade financeira e o cumprimento dos requisitos das certificações, em conjunto com uma atuação ética e socialmente responsável», cita a Lusa.

Em 2012, o grupo Urbanos passou a deter 50,1% do capital de assistência nos aeroportos, empresa que anteriormente era totalmente detida pela TAP.

Com 60 anos de experiência, a Groundforce presta assistência a mais de 150 companhias aéreas nos aeroportos internacionais de Lisboa, Porto, Funchal e Porto Santo.
Continue a ler esta notícia