Hotelaria: sector dá sinais de estabilidade - TVI

Hotelaria: sector dá sinais de estabilidade

Pousada de Tavira

Ganhos totais chegaram aos 88,7 milhões de euros, em Fevereiro, apenas menos 0,2% do que no mesmo mês do ano passado

Relacionados
O sector hoteleiro revelou um desempenho estável no mês de Fevereiro, com uma subida ligeira de 1,1% do número de dormidas, em termos homólogos: no total, foram contabilizadas cerca de 2 milhões. Os ganhos totais do sector chegaram aos 88,7 milhões de euros, apenas menos 0,2% do que no ano passado, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística, divulgados esta terça-feira.



Os dois primeiros meses do ano reflectiram uma tendência de melhoria, ainda que ligeira, com 1,5 milhões de hóspedes e 3,7 milhões de dormidas; ou seja, quase mais 4% e 1,4%, respectivamente, tendo em conta os mesmos meses de 2009. Só no mês de Fevereiro, os hotéis deram guarida a 751 mil hóspedes, quase mais 1%.

Os melhores destinos de férias para cada mês do ano. Veja aqui

Por áreas, foram as pousadas e os apartamentos dedicados ao turismo que registaram maiores aumentos no número de dormidas (superiores a 10%). Os aldeamentos e os hotéis também ficaram bem colocados, tendo escalado 5%. Foram os hotéis de cinco, três e quatro estrelas os mais procurados, sendo que esta última categoria encaixou cerca de metade do total de dormidas.



Pior desempenho registaram os aparthotéis: a quebra foi generalizada em todas as estrelas (menos 9,5%), em termos homólogos. Ainda assim, os estabelecimentos de quatro estrelas lograram melhores resultados, já que concentraram quase 70% das dormidas.

Italianos e espanhóis pernoitam mais em Portugal



No caso dos dados relativos a turistas estrangeiros, há a registar o maior número de dormidas de turistas italianos (quase mais 13%) e espanhóis (mais 17%).

O mercado britânico parece retomar a tendência habitual, com uma variação negativa de apenas meio por cento, depois de a escassez de procura ter chegado a oscilar entre 15% e 20% no último ano. Já o mercado francês é o único a apresentar uma redução significativa no número de dormidas com menos 12%.

Por regiões, o Norte do país, Lisboa e Algarve são aquelas que concentraram melhores resultados. O maior destaque vai para o Algarve que abrangeu 30% do total de dormidas, depois de vários meses consecutivos com um mau desempenho.



Por outro lado, as regiões autónomas não têm acompanhado, já há dois anos, a tendência de melhoria verificada no continente. O caso madeirense foi o mais problemático, no mês de Fevereiro, devido ao temporal que assolou a ilha e que se ressentiu na oferta turística.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE