O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, designou para presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) o economista João Carvalho, segundo um despacho publicado esta segunda-feira em Diário da República.

Esta designação fundamentou-se na experiência profissional e na «reconhecida aptidão para o desempenho da função inerente ao cargo», lê-se no despacho.

No documento está ainda explicito que João Carvalho pode exercer atividades docentes, incluindo coordenação de cursos de mestrado e doutoramento, adianta a Lusa.

João Carvalho, 64 anos, licenciou-se em economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa e seguiu a carreira de oficial da marinha mercante até 1975, na Companhia Colonial de Navegação e depois na Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos.

Foi ainda administrador da Transinsular - Transportes Marítimos Insulares e presidente da Associação de Armadores da Marinha de Comércio e da Comunidade Portuária de Lisboa.

Entre 1975 e 1980 foi requisitado para técnico da Inspeção -Geral de Navios, organismo da Secretaria de Estado da Marinha Mercante.

Em 1980 regressa à Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos e exerceu também cargos de chefia nos Transportes Marítimos Internacionais, Transportes Marítimos Insulares, Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, Fórum Permanente para os Assuntos do Mar e Escola Náutica Infante D. Henrique.

João Carvalho é, desde 2009, membro do Conselho Consultivo de Obras Públicas, Transportes e Comunicações e vogal do conselho diretivo do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos.
Redação / CPS