Internet: quantos estão ligados à rede fixa? - TVI

Internet: quantos estão ligados à rede fixa?

Internet

É uma subida de 6,7% face ao primeiro trimestre de 2011. Clientes ascendem a 2,27 milhões

O número de clientes em Portugal com Internet fixa ascendeu a 2,27 milhões no primeiro trimestre. Os dados são Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) e revelam uma subida de 6,7% face ao mesmo período de 2011.

Em relação ao trimestre anterior, os clientes de Internet fixa aumentaram 2,9%, segundo as contas do regulador, que são citadas pela Lusa.

Até março, existiam cerca de 2,9 milhões de utilizadores que efetivamente utilizaram Internet em banda larga móvel, dos quais 1,1 milhões através de placas/modem.

A maioria dos clientes do serviço fixo de Internet (2,25 milhões) utilizava a banda larga, ou seja, 98,9% do total.

Neste trimestre, o seu crescimento foi de 3% face aos últimos três meses do ano passado e de 6,8% em termos homólogos.

«Cerca de 81% dos clientes do serviço de acesso à Internet em banda larga fixa adquiriram o serviço no âmbito de um pacote de serviços. Cerca de 10% eram clientes double-play (com TV ou telefone fixo) e cerca de 71% possuíam um pacote triple-play (com TV+telefone fixo)», refere a Anacom em comunicado.

Em termos de tecnologia, o ADSL continua a ser o principal acesso em banda larga fixa, com um peso de 47,9%, enquanto o modem cabo representa 40%, «tendo neste trimestre atraído 23 % dos novos acessos ao serviço».

No trimestre, o número de acessos à Internet sobre fibra ótica (FTTH/B) ascendeu a 275 mil, mais 16,1% face aos três meses anteriores, com um peso de 12% do total de acessos.

Segundo a Anacom, o FTTH/B foi a tecnologia que registou maior número de adesões.

«As ofertas baseadas em circuitos alugados e FWA, e que representam apenas um por cento do total de acessos, registaram um decréscimo de 9,3% face ao trimestre anterior».

Em termos de quotas de banda larga fiXa, o grupo PT registou 50,1%, mais 0,7 pontos percentuais do que no trimestre anterior e mais 8,7 pontos percentuais desde a sua separação da PT Multimédia.

Em relação à banda larga móvel, o número de utilizadores ascendeu a 2,9 milhões, em quebra de 0,9% face ao período anterior. Em termos homólogos, o número utilizadores aumentou 11,6%.

«No que se refere às quotas de clientes de banda larga móvel com acesso através de placas/modem, a quota de clientes da TMN é de 41,1 por cento, seguindo-se a Optimus e a Vodafone com 28,9 e 26 por cento, respetivamente».

O tráfego de acesso à Internet em banda larga cresceu 3,3% no primeiro trimestre. «A evolução ocorrida é sobretudo explicada pelo crescimento do tráfego da banda larga fixa (3,3%) que representa cerca de 95,7% do total», explica a Anacom.

A PT e a ZON detêm as quotas de tráfego de banda larga fixa mais elevadas, com 45,8% e 38,1%, respetivamente.

A taxa de penetração na banda larga situava-se em 21,4 por 100 habitantes no caso dos acessos fixos e em 27,3 nos acessos móveis com utilização efetiva, enquanto na fibra ótica era de 2,6.

«No caso dos acessos fixos, este valor aumentou 0,3 pontos relativamente ao registado no trimestre anterior, situando-se 1,5 pontos acima de registado no período homólogo».
Continue a ler esta notícia