O negócio ainda não está fechado, mas deve estar para breve: o empresário Manuel Cruz vai comprar a posição de cerca de 70% que Jaime Antunes detém no jornal «i», avança o «Expresso».

O semanário avança que a operação rondará um investimento de cerca de 500 mil euros e tem por base o objectivo de criar um novo grupo de media em Portugal, suportado por capital de investidores europeus.

O próprio Manuel Cruz, fundador e proprietário da gráfica Sogapal, confirmou ao jornal as negociações, mas explicou que o negócio «não está relacionado» com a essa empresa, nem com outras empresas nacionais que detém. «É um negócio feito através de um grupo estrangeiro, do qual sou accionista e representante em Portugal», disse, sem querer revelar a identidade dos investidores.

Manuel Cruz assumiu que o negócio prevê a compra da participação de Jaime Antunes e de mais algumas das participações minoritárias dispersas por outros accionistas. O objectivo é ficar com «perto de 100%» do capital do diário.

O empresário tem planos para o jornal: o grupo que representa quer «investir bastante», «aumentar a tiragem e média de vendas» e construir «um pequeno grupo de media» em torno deste título. Para o efeito, explica, poderão ser replicados em Portugal alguns projectos editoriais já detidos pelo grupo estrangeiro do qual é accionista.

O negócio, diz, deverá ser consumado nos próximos dias, sendo expectável que os novos proprietários do «i» façam a sua apresentação à redacção no início da próxima semana.

Recorde-se que Jaime Antunes comprou ao Grupo Lena uma posição maioritária no «i» em Junho de 2011, assumindo o objectivo de aumentar as vendas do jornal e recuperar financeiramente o projecto lançado em Maio de 2009. Segundo o último relatório da APCT, o «i» vendeu entre Janeiro e Outubro de 2011 uma média de 8,428 exemplares por edição.
Redação / PGM