Ligação a Vigo dá prejuízo de 19.600 euros por mês - TVI

Ligação a Vigo dá prejuízo de 19.600 euros por mês

CP em greve, comboios parados

CP diz que não quer continuar perder dinheiro num serviço operado em território espanhol

Relacionados
A CP justificou esta segunda-feira a decisão de suprimir a ligação até Vigo por representar um prejuízo mensal de 19.600 euros e afirmou que não deve continuar «a perder dinheiro num serviço operado em território espanhol».

«A prestação do Serviço Internacional entre Valença e Vigo acarreta prejuízos para a CP. Na conjuntura actual, em que a empresa está obrigada a uma rigorosa contenção orçamental e à redução de custos, foi entendido que não se deveria continuar a perder dinheiro num serviço operado em território espanhol», disse fonte da CP citada pela Lusa.

Todos os anos, a CP transporta cerca de 15.500 passageiros no troço Valença/Vigo, que começa no Porto, duas vezes por dia, de segunda a domingo.

«O défice mensal actual é de cerca de 19.600 euros, o que corresponde a um défice anual de cerca de 235.000 euros», acrescentou.

A mesma fonte explicou ainda que o assunto foi abordado com a congénere, Renfe, que «compreendeu os argumentos da CP e mostrou-se indisponível para suportar os custos da totalidade do serviço realizado em território Espanhol».

Desta forma, a empresa portuguesa decidiu avançar com a supressão da ligação internacional a partir de domingo, até porque, sublinha a CP, «o comboio apresenta pouca capacidade competitiva face à rodovia, apresentando esta tempos de deslocação mais rápidos, cerca de 02h00 de autocarro quando o comboio demora 03h20, para preços semelhantes».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE