Lloyds Banking com lucros de 1,93 mil milhões de euros - TVI

Lloyds Banking com lucros de 1,93 mil milhões de euros

juros, dinheiro

Banco britânico apresenta lucros pela primeira vez desde que adquiriu o escocês HBOS

O britânico Lloyds Banking teve lucros antes de impostos de 1,6 mil milhões de libras (1,93 mil milhões de euros) no primeiro semestre, na primeira vez que o banco tem lucros desde que adquiriu o escocês HBOS.

De acordo com a agência de informação financeira Bloomberg, no mesmo período de 2009, o banco teve prejuízos de 3,96 mil milhões de libras (4,77 mil milhões de euros) devido sobretudo às perdas com empréstimos, que este ano abrandaram.

«É realmente gratificante que todos os indicadores se estejam a mover no sentido certo», disse o presidente executivo do Lloyds Bank, Eric Daniels, na apresentação dos resultados, acrescentando que «a maior notícia é que os prejuízos diminuíram 51 por cento».

O Lloyds Banking Group foi parcialmente nacionalizado em 2009, quando o banco cedeu parte do controlo ao governo britânico em troca de garantias de Estado na cobertura de activos de risco no montante de 260 mil milhões de libras.

Como contrapartida, o Lloyds comprometeu-se a aumentar o crédito às empresas e famílias.

Hoje, o presidente da instituição bancária disse que a capacidade de financiamento das empresas está estável pois os clientes corporativos estão cautelosos em investir no actual clima económico.

O Lloyds Banking Group é o segundo banco britânico a reportar lucros depois de na terça-feira a holding que gere as entidades bancárias que saíram da nacionalização do banco britânico Northern Rock ter divulgado que o Northern Rock Asset Management lucrou 359 milhões de libras (432 milhões de euros) no primeiro semestre de 2010.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE