Lucro da ANA sobe 9,6% - TVI

Lucro da ANA sobe 9,6%

Aviões

Ganhos de 28,9 milhões de euros no 1º semestre

Relacionados
O lucro da ANA ¿ Aeroportos de Portugal aumentou 9,6% no primeiro semestre de 2011, para 28,9 milhões de euros, o que reflecte o crescimento do tráfego e a política de contenção de custos, avança a empresa citada pela Lusa.

A empresa que gere os aeroportos portugueses registou um crescimento de 10,7% do cash flow operacional (EBITDA) face ao ano anterior, que atingiu os 81,3 milhões de euros, e do resultado líquido em 9,6% para os 28,9 milhões de euros, nos primeiros seis meses de 2011.

«Graças a uma aposta clara ao nível da promoção e do marketing aeroportuário, e a uma frutuosa relação da ANA com o Turismo de Portugal, através do programa Iniciative.pt, foi possível alcançar no primeiro semestre de 2011 um forte crescimento no tráfego de passageiros», realçou a empresa que o Governo pretende privatizar.

No comunicado, a ANA destacou que «a par do crescimento do tráfego, de 11,1%, a política de contenção de custos contribuiu para um aumento significativo dos resultados nos primeiros seis meses de 2011».

Ao nível dos custos operacionais, a ANA sublinhou que «com a estratégia de contenção e redução de custos colocada em prática, alcançou uma redução de 5,8% ao nível da massa salarial face a igual período de 2010».

No mesmo período, o volume de negócios da empresa cresceu 5,3% face ao período homólogo, tendo atingido os 163 milhões de euros.

Até Junho, a ANA investiu 38 milhões de euros na ampliação e beneficiação das suas infra-estruturas, destacando o investimento realizado no plano de expansão da Portela e nos planos de desenvolvimento de Faro e Ponta Delgada.

A ANA sustentou que «os resultados alcançados no primeiro semestre de 2011 confirmam a solidez e sustentabilidade da performance financeira da empresa», considerando que não há justificação para a «recente redução da notação de rating por parte da Moody's».
Continue a ler esta notícia

Relacionados