Lucro da dona da Zara trava mas ainda cresce - TVI

Lucro da dona da Zara trava mas ainda cresce

Zara tem novo «look»

Ganhos subiram 2%, o menor aumento dos últimos quatro anos

A espanhola Inditex, dona da Zara, registou lucros de 438 milhões de euros no seu primeiro trimestre fiscal, mais 2% que no mesmo período do ano passado. Mas este é também o menor crescimento dos lucros em quatro anos.

Os resultados alcançados pelo grupo no período de 1 de fevereiro a 30 de abril estão dentro das previsões dos analistas que antecipavam alguma desaceleração.

Há um ano, o crescimento no primeiro trimestre foi de 30%, em 2011 foi de 10%, em 2010 foi de 63%.

O volume de negócio do grupo atingiu os 3.593 milhões de euros, mais 5%, tendo a margem bruta crescido 4% para 2.140 milhões de euros.

O EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) foi de 749 milhões de euros e o lucro líquido de exploração (EBIT) caiu 3% para 559 milhões de euros.

A dona da Zara explica que no último ano gerou mais de 10 mil novos postos de trabalho em todo o mundo, reforçando o seu investimento em Espanha, onde os planos de crescimento das instalações continuam a decorrer.

Já foi inaugurada a nova sede da Massimo Dutti em Tordera (Catalunha) e continuam a decorrer os trabalhos de ampliação da plataforma logística em Saragoça, tendo arrancado o projeto do novo centro de distribuição em Cabanillas (Guadalajara).

Continuam como previsto as obras de ampliação da sede central em Arteixo (Galiza) que representam um aumento de 70 mil metros quadrados dedicados principalmente aos departamentos comerciais da Zara e Zara Home.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE