Lucro da EDP sobe 18% e bate estimativas - TVI

Lucro da EDP sobe 18% e bate estimativas

António Mexia

Eléctrica fechou mês de Junho com um ganho de 565 milhões de euros, supreendendo os analistas

Relacionados
A EDP fechou o primeiro semestre do ano com um lucro de 565 milhões de euros, 18% acima do registado no mesmo período de 2009.

A eléctrica liderada por António Mexia superou as estimativas dos analistas contactados pela Bloomberg, que apontavam para um lucro de 531,3 milhões de euros.

Estes ganhos são justificados pela empresa, em comunicado à CMVM, pela «forte performance operacional e financeira».

O EBITDA (resultados antes de juros, impostos, provisões e amortizações) consolidado da EDP subiu 14% para 1.831 milhões de euros, mais 220 milhões de euros do que nos primeiros seis meses de 2009. A empresa explica que foi beneficiada pela «apreciação do real, pela retoma da procura e pelo impacto positivo dos ajustamentos tarifários anuais da Bandeirante e Escelsa».

Os custos operacionais também subiram: mais 7% para 898 milhões de euros, devido ao aumento da actividade nas áreas de produção, a valorização do real, e as condições meteorológicas adversas no Brasil.

Em termos de energia distribuída, registou-se um aumento de 23% face ao homólogo.

Para o presidente da eléctrica este foi «o melhor semestre de sempre da companhia», alicerçado pelas «actividades de internacionalização» da EDP, principalmente no Brasil e Espanha.

Por isso, o empresário admitiu estar a ponderar avançar com projectos em Angola, em termos de energia solar e hídrica.

Já sobre o aumento da dívida em 15% face a 2009, para 16,1 mil milhões de euros, o presidente da EDP culpou a evolução do dólar e do real.

EDP vende transporte de electricidade por 58 milhões

A empresa de António Mexia comunicou também o mercado que vendeu activos de transporte de electricidade em Espanha no valor de 58 milhões de euros.

De acordo com a lei espanhola, as distribuidoras são obrigadas a venderem os seus activos de transporte à

Rede Eléctrica de Espanha.

«A concretização desta operação permitirá à EDP realizar uma mais-valia contabilística de aproximadamente 28 milhões de euros (antes de impostos)», lê-se no documento enviado à CMVM.

No entanto, a operação encontra-se sujeita a aprovação por parte das autoridades competentes.

As acções da EDP fecharam a sessão de hoje a subir 0,39% para 2,53 euros.

[Notícia actualizada com declarações]
Continue a ler esta notícia

Relacionados