Lucro da Sonaecom sobe 21% - TVI

Lucro da Sonaecom sobe 21%

Resultado chega aos 75,4 milhões de euros em 2012

O lucro da Sonaecom subiu 21% no ano passado, face a 2011, para 75,4 milhões de euros, anunciou esta sexta-feira a dona da Optimus.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonaecom adianta que as receitas recuaram 4,4% para 825,4 milhões de euros e o resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) cresceu 4,5% para 246 milhões de euros, no período em análise.

A Sonaecom adianta que o conselho de administração vai propor o pagamento de um dividendo bruto de 12 cêntimos por ação, 71% acima do valor distribuído em 2012.

O EBITDA da Optimus aumentou 4,7% para 242,6 milhões de euros e as vendas recuaram 4,5% para 720,7 milhões de euros.

«Esta evolução explica-se pelo contexto de forte austeridade e da recessão económica, mas também por alterações regulatórias, como a descida das tarifas de terminação móvel e de roaming», adianta a Sonaecom.

As receitas de dados representaram 31,8% das receitas de serviço, enquanto o peso das receitas de dados excluindo SMS alcançou 76,3%, mais 0,3 pontos percentuais.

«Esta evolução foi impulsionada pelo nível de adoção de 'smartphones', compensando o impacto causado pelo final do programa e-iniciativas», reforça a empresa.

A base de subscritores no negócio móvel atingiu 3,57 milhões, «um valor ligeiramente inferior ao de 2011 em 1,9%».

O número de clientes com assinatura, excluindo o programa e-iniciativas, aumentou 4,2% para 1,19 milhões.

A receita média por cliente (ARPU) caiu 0,9 euros para 12 euros e «esta evolução deveu-se a uma combinação de menores receitas de interligação e uma menor faturação média por cliente».

No negócio fixo, adianta a Sonaecom, o volume de negócios foi de 222,5 milhões de euros, mais 1% que um ano antes.

A área de 'software' e sistemas de informação registou um aumento do EBITDA de 38,9% para 12 milhões de euros.

«O ano de 2013 apresenta-se como um ano de grandes oportunidades, nomeadamente as que se abrem com o projeto de fusão entrre a Optimus e a Zon, que tem decorrido de forma exemplar», refere o presidente executivo da Sonaecom, Ângelo Paupério, citado no comunicado.
Continue a ler esta notícia