O lucro da holding do Banif atingiu os 8,5 milhões de euros no primeiro semestre do ano, o que representou uma quebra de 38,3 por cento face ao mesmo período do ano anterior.

Este resultado líquido integra o impacto do encerramento de 11 agências bancárias em Portugal e da arrecadação de 28,6 milhões de euros líquidos de impostos resultantes da venda de 70 por cento da Banif Corretora de Câmbios e de Valores, no Brasil, refere a Banif SGPS em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CMVM).

«Sem esta venda, os resultados teriam sido negativos», avança.

À excepção da banca de investimentos, influenciada pela venda no negócio no Brasil, todas as diferentes áreas de negócios registaram quedas acentuadas nos resultados.

Na banca comercial, os resultados observados ascenderam a 4,6 milhões de euros, menos 47 por cento comparativamente a igual período de 2010, enquanto que no crédito especializado se fixaram em 2,1 por cento, menos 87 por cento face aos primeiros seis meses do ano passado.

O produto da actividade bancária aumentou 10,2 por cento para 277 milhões de euros no período em análise, ao passo que os custos de funcionamento totalizaram 160,7 milhões de euros, crescendo 0,4 por cento face ao primeiro semestre do ano passado.
Redação / LF