Lucro do BES aumenta 14,6% e bate estimativas - TVI

Lucro do BES aumenta 14,6% e bate estimativas

Ricardo Salgado

Analistas consultados pela Reuters que apontavam para um lucro médio de 264,8 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano

Relacionados
[Notícia actualizada]

O Banco Espírito Santo (BES) fechou o primeiro semestre do ano com uma subida de 14,6% dos lucros para 282,2 milhões de euros.

Conforme anunciou o BES em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em igual período do ano passado, o banco registou lucros de 246,2 milhões de euros.

BES ultima entrada em Moçambique e na África do Sul

«Penso que fomos penalizados» nos testes de stress

Note-se que esta subida dos lucros bateu as estimativas dos analistas consultados pela Reuters que apontavam para um lucro médio de 264,8 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano.

Crédito concedido às empresas subiu

O crédito concedido às empresas subiu 11,1% nos primeiros seis meses do ano. Já o crédito concedido às famílias cresceu 8,4%.

Em termos de rácios de capital, o Tier I situou-se em 8,4% no período em análise.

Produto bancário desceu 1,5$ para 1,14 milhões de euros

Segundo o documento, o resultado da actividade doméstica aumentou 15,3% para 186,1 milhões de euros, e a actividade internacional registou um acréscimo de 13,3% para 96,1 milhões de euros.

O produto bancário do BES caiu 1,5% para 1,14 mil milhões de euros. As provisões e amortizações também caíram: 26,5% para 238,8 milhões de euros.

«O resultado semestral anualizado traduz uma rendibilidade dos capitais próprios médios (ROE) de 9,6% que compara com 8,8% do ano de 2009 (excluindo os resultados extraordinários)», revela o BES.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE