Lucros da Galp caem 36% para 111 milhões - TVI

Lucros da Galp caem 36% para 111 milhões

Ferreira de Oliveira - Galp

Energética justifica com «o pior desempenho do segmento de negócio de Refinação e Distribuição»

A Galp Energia fechou o primeiro semestre do ano com um resultado líquido de 111 milhões de euros, menos 36% do que no mesmo período de 2010, revela a empresa em comunicado à CMVM.

Deste resultado, a maior contribuição veio do segundo trimestre, onde a Galp obteve um lucro de 70 milhões de euros. Mais 38% do que no trimestre anterior, mas um resultado aquém do obtido entre Abril e Junho do ano passado quando a energética de Ferreira de Oliveira ganhou 109 milhões de euros.

O EBITDA RAC no primeiro semestre caiu 20% face ao ano passado, para 365 milhões de euros. No segundo trimestre de 2011, o EBITDA RCA foi de 230 milhões de euros, menos 16,8%.

A Galp justifica estes resultados com «o pior desempenho do segmento de negócio de Refinação e Distribuição».

A produção net entitlement de crude no primeiro semestre de 2011 foi de 11,7 mbopd e a margem de refinação da Galp Energia foi de 0,8/bbl dólares no mesmo período.

«O negócio de distribuição de produtos petrolíferos foi afectado negativamente pelo contexto económico adverso na Península Ibérica», explica a energética.

Quanto ao gás natural, o volume vendido aumentou 22%, para 2.792 milhões de metros cúbicos, impulsionado pelas vendas da Madrileña Gas e as vendas ao segmento eléctrico.

Nos primeiros seis meses do ano, aproximadamente 60% do investimento total de 590 milhões de euros «foi canalizado para o projecto de conversão das refinarias».
Continue a ler esta notícia