Lucros da Sonae Sierra crescem 112% para 7,3 milhões - TVI

Lucros da Sonae Sierra crescem 112% para 7,3 milhões

Sonae Sierra

Empresa tem nove projectos em desenvolvimento em Portugal, Itália, Alemanha, Grécia, Roménia e Brasil

Relacionados
Os lucros da Sonae Sierra foram de 7,3 milhões de euros no primeiro trimestre de 2010, o que representa um crescimento de 112%, em termos homólogos. Nos primeiros três meses do ano passado, a empresa teve prejuízos de 59,7 milhões de euros.



«A variação positiva do resultado líquido foi causada principalmente pelo valor criado nas propriedades, que foi muito superior ao do mesmo período do ano passado devido ao menor aumento das taxas de capitalização ( yields) em 2010», refere o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).



E é a primeira vez, desde o final do segundo trimestre de 2008, que a Sonae Sierra verifica «uma compressão de yields em Espanha e Itália com todos os outros países europeus estáveis, excepto em Portugal onde o nosso portfolio sofreu de novo uma pequena expansão de yields», justifica a empresa especialista internacional em centros comerciais, segundo a agência Lusa.



Leiria Shopping, Alexa e Brasil foram decisivos



Nos primeiros três meses de 2010, os proveitos directos dos investimentos da empresa liderada por Fernando Guedes de Oliveira cresceram 7% para 56,9 milhões de euros, em relação ao mesmo período do ano passado. Já a margem operacional líquida aumentou mais de 25% para 29,6 milhões de euros.



O Leiria Shopping, inaugurado em Março, foi decisivo para os resultados apresentados esta quarta-feira: contribuiu «com um ganho de cinco milhões de euros no período em causa», refere a comunicação feita à CMVM. Também a conclusão da venda de 45% do centro comercial Alexa, na capital alemã influenciou os lucros do primeiro trimestre.



O Brasil também entra na lista de investimentos com maior retorno. A Sonae Sierra destacou a «melhoria contínua da actividade operacional» naquele país, onde a empresa iniciou os trabalhos de construção do Uberlândia Shopping que tem abertura prevista para 2011 e reflecte um investimento de 62 milhões de euros.



A empresa tem dois novos centros comerciais em construção e nove projectos em Portugal, Itália, Alemanha, Grécia, Roménia e Brasil. Em Itália, a Sonae Sierra está a desenvolver o Le Terrazze em La Spezia, que tem inauguração prevista para o terceiro trimestre deste. O projecto representa um investimento de mais de 125 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados