Lucros do Banco Popular descem 46% - TVI

Lucros do Banco Popular descem 46%

Euro

Lucros desceram no primeiro trimestre deste ano

Os lucros líquidos do Banco Popular caíram 46 por cento entre janeiro e março, face a igual período de 2011, para 100 milhões de euros, depois de ter realizado 60 por cento das provisões exigidas pelo Governo espanhol.

A entidade explica que o desvio nos resultados se deve também ao ajuste fiscal relacionado com a operação de criação da Allianza Popular no primeiro trimestre de 2011.

Em nota remetida à Comissão Nacional de Mercado de Valores (CNMV), a entidade refere que os resultados refletem uma «melhoria muito significativa em todas as margens¿ devido a uma ¿forte geração de receitas».

Tanto a margem de juros (mais 34,4 por cento) como a margem bruta (mais 20,5 por cento) e a de exploração (mais 19,7 por cento) registaram «melhorias notáveis face ao mesmo período de 2011».

O Banco Popular confirma que já realizou 60 por cento das provisões necessárias no decreto-lei sobre saneamento da banca, aprovado este ano pelo Governo, tendo o rácio de cobertura passado de 34,5 para 50 por cento.

A entidade destaca a melhoria das sinergias (mais 14 por cento) e a queda dos custos (menos 34 por cento) previstos com a integração do Banco Pastor, tendo os lucros antes de impostos atingido os 140 milhões de euros, mais 24,8 por cento.
Continue a ler esta notícia